Código: | MEPAI08 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | MIP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires |
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Corpo docente: |
Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes |
Português
. Compreender a especificidade do trabalho de investigação e de intervenção de modo a optar pela modalidade de dissertação ou projeto.
.Identificar áreas /eixos temáticos do projeto de investigação/intervenção.
.Formular / diagnosticar o problema de investigação/intervenção.
. Conhecer os processos e etapas associadas à planificação de um projeto de investigação/ intervenção.
. Conhecer os princípios e as normas éticas de um trabalho de investigação / intervenção.
. Ler criticamente a literatura de referência no âmbito da temática/problemática da pesquisa.
. Identificar as finalidades e características dos métodos / procedimentos de pesquisa (recolha e tratamento de informação).
. Selecionar a metodologia mais adequada à natureza do problema e do contexto a investigar/ intervir (tipo de abordagem, métodos de recolha, análise e interpretação de informações)
.Conceber o pré-projeto de investigação/intervenção — escolha e justificação do tema/motivações, identificação do contexto e do objeto de estudo/intervenção e respetivas opções metodológicas.
. Contexto, natureza, exigências das atividades a desenvolver nas várias modalidades e respetivos produtos: Dissertação ou Trabalho de Projeto.
. Estatuto epistemológico do problema de investigação/ intervenção.
. Concepção de um projeto de investigação e de intervenção: o diagnóstico do problema; a revisão da literatura; os instrumentos de recolha e tratamento da informação empírica.
. Problematização e formulação de questões e objetivos.
. Investigação qualitativa e quantitativa: estudo de caso, investigação-ação, estudos etnográficos, abordagens biográficas, surveys, ...;
. Procedimentos de recolha de informação: observação, inquéritos (entrevistas e questionários), análise documental, ...
. Organização e tratamento de informação.
. Aspectos éticos da investigação e projeto em educação.
. Escrita do pré-projeto de investigação/intervenção — problemática, questões e metodologia geral da investigação/intervenção, planificação das atividades a desenvolver no 2º ano do curso.
A UC tem como finalidade orientar os estudantes na preparação das atividades de investigação /intervenção, pelo que assume uma orientação predominantemente reflexiva, crítica e prática.
A UC constitui-se como um espaço formativo destinado à discussão e identificação de temáticas/áreas de investigação/intervenção, à definição do problema, à construção teórica e metodológica para a concepção do pré-projeto investigação/intervenção (que será operacionalizado durante 2º ano do curso de mestrado).
Neste sentido, a UC abordará os conteúdos acima identificados (relativos aos aspetos éticos, epistemológicos e metodológicos), como base para a iniciação do percurso de investigação/intervenção individual.
Pretende-se ainda que seja um espaço de identificação dos contributos das diferentes UC do mestrado para a construção e aprofundamento da curiosidade epistemológica dos estudantes.
A UC organiza-se em modalidade de seminário, destinada a apoiar a elaboração dos pré-projetos de investigação/intervenção, com o suporte de investigadores/especialistas que apresentarão linhas de investigação e de intervenção, tendo em vista o alargamento de perspectivas dos estudantes e a definição de potenciais temas/problemas/contextos. Haverá momentos de apresentação de conteúdos e sua discussão, promovendo o trabalho autónomo dos estudantes e o debate alargado. Realizar-se-ão tutorias de acompanhamento individualizado do trabalho dos estudantes.
As metodologias de ensino respondem às exigências decorrentes dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Centradas na modalidade de seminário, pretende-se que os estudante desenvolvam um percurso que os oriente para a elaboração do seu pré-projeto de investigação/intervenção. O recurso a investigadores/especialistas/profissionais tem em vista o alargamento de perspectivas dos estudantes e a definição de potenciais temas / problemas/ contextos para a construção do pré-projeto.
As aulas de exposição e discussão do desenvolvimento dos projetos dos estudante constituem um espaço privilegiado para que estes se apropriem dos saberes necessários à finalização do seu projeto de investigação/ intervenção. O seminário permite a partilha, a análise e a discussão dos trabalhos realizados pelos estudantes, clarificando dúvidas, analisando sentidos, relacionando questões práticas e teóricas, através de estratégias interativas e colaborativas.
O trabalho desenvolvido será objeto de avaliação contínua. Pretende-se que os estudantes realizem um trabalho individual final — o pré-projeto de investigação/intervenção.
Produtos e pesos:
1) Realização do pré-projeto de intervenção/ investigação (escolha do tema/motivações, definição do contexto e do objeto de estudo/intervenção, problemática, metodologia e técnicas a utilizar) (70%).
2) Qualidade e pertinência da participação nas sessões (30%).
Amado, J. (2014-2ª ed.) Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra
Bodgan, R. C. & Bilken, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto Editora
Hernandez, F. (2008). La investigación basada en las artes. Educación Siglo XXI, 26, 85-118
Guerra, I. (2006). Fundamentos e processos de uma sociologia de acção. Principia
Pires, A., Gomes E. & Gonçalves, T. (2017) Teorizando Espaços entre Arte e Educação: génese e desenvolvimento do projeto de investigação. Assis et al (orgs.) Ensaios entre Arte e Educação. Fundação Calouste Gulbenkian, p.49-67
Silva, A.S., & Pinto, J. M. (Eds.). (2014). Metodologia das Ciências Sociais(16ª ed.). Afrontamento.
Silva, M.I.L. (1996). Práticas Educativas e Construção de saberes. Metodologias de Investigação-Acção. I.I.E
Stake, R.E. (2016). A arte da investigação com estudos de caso. Fundação Calouste Gulbenkian
SPCE. (2014). Instrumento de regulação ético-deontológica. Carta Ética. Portugal
Tuckman, B. W. (2000). Manual de investigação em educação. Fundação Calouste Gulbenkian
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